POO – Meu Primeiro Código

ProgramadorSegundo texto da série sobre Programação Orientada a Objeto (POO). Será apresentado, principalmente para quem está iniciando, como escrever o primeiro código em Java. Para esta tarefa será utilizado o ambiente de desenvolvimento integrado Eclipse. O Eclipse é a IDE (Integrated Development Environment) mais popular da comunidade de desenvolvedores Java. Para desenvolver a primeira aplicação será necessário baixar e instalar o JDK (ambiente de desenvolvimento Java)  disponível aqui e baixar, descompactar e executar o Eclipse.

O primeiro código a ser implementado será a classe chamada MinhaPrimeiraClasse a qual possui apenas um método. O método que compõe a classe é o método main(). Na figura abaixo temos uma imagem com a representação gráfica da classe.

MinhaPrimeiraClasseLogo abaixo o código fonte da classe MinhaPrimeiraClasse.

MinhaPrmeiraClasseO código acima possui o método main() onde seu conteúdo consiste apenas em uma linha de comando. O comando System.out.println(“Olá, Mundo!”) escreve na tela a mensagem  “Olá, Mundo!”. Como manda a tradição, o primeiro código a ser escrito por um programador ao aprender uma nova linguagem de programação deve ser o internacionalmente conhecido “Olá mundo!”.

Em java, todo e qualquer código é inserido dentro da(s) classe(s). Nas aplicações Java é necessário pelo menos uma classe e um método main(). Uma aplicação deve/pode conter mais de uma classe e com relação ao método main() o recomendado é que cada aplicação possua apenas um. O método main() é o método principal da aplicação o qual a máquina virtual java (JVM) vai procurar para iniciar execução do aplicativo, ou seja, é o ponto de partida da execução da aplicação.

Ao codificar é recomendado que exista apenas uma classe por aquivo e o mesmo irá utilizar a extensão “.java”. O arquivo deve ter o mesmo nome da classe. No caso, arquivo contendo o código fonte da classe MinhaPrimeiraClasse terá a seguinte nomenclatura “MinhaPrimeiraClasse.java”. Logo após escrever o código fonte o mesmo deve ser compilado e transformado em código de máquina virtual (ByteCode). Na prática o arquivo “MinhaPrimeiraClasse.java” irá dar origem a outro arquivo chamado “MinhaPrimeiraClasse.class” o qual será executado pela JVM. O processo é ilustrado pela figura abaixo.

processoAo utilizar o Eclipse pela primeira vez deve-se definir a workspace (espaço de trabalho), ou seja, a pasta que irá conter todos os projetos/aplicações a serem desenvolvidas utilizando a ferramenta.  Para iniciar o desenvolvimento de uma aplicação é necessário criar um projeto. O tipo de projeto que vamos trabalhar é o Java Project (projeto java). Ao se criar um novo projeto no Eclipse deve-se definir: (i) nome do projeto; (ii) o ambiente de execução (JRE); (iii) Layout do projeto, ou seja, se vai querer fazer uso da separação entre o código fonte (src) do código de máquina virtual (bin). Para cada novo projeto será criada uma pasta dentro da workspace. O projeto pode ser organizado em duas pastas diferentes src e bin. A pasta src irá conter o código fonte, ou seja, todos os arquivos com a extensão “.java”. Já a pasta bin irá conter os código de máquina virtual (ByteCode), ou seja, os aquivos “.class”. Acesse o vídeo no fim desta publicação para acompanhar a vídeo aula mostrando a implementação da classe MinhaPrimeiraClasse e mais exercícios utilizando o Eclipse.

As classes devem ser criadas dentro do projeto, mais especificamente dentro da pasta src. Normalmente as classes são organizadas através de pacotes. O uso de pacotes será abordado em um momento posterior. As instruções e os comandos que irão desencadear ações em java, são permitidas apenas dentro de algum método e os mesmos são finalizados com ; (ponto e vírgula). O escopo das classes e dos métodos são delimitados com chaves {}. As declarações de variáveis é feito utilizando a seguinte sintaxe tipoDaVariável nomedaVariável. Exemplo: int idade.

Finalizo aqui a segunda postagem sobre Programação Orientada a Objeto. Não deixe de conferir a apresentação, a vídeo aula e de realizar os exercícios propostos nos mesmos.

[slideshare id=58796075&doc=poo2-160227161842]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *