POO – Um pouco mais sobre variáveis

Programador

Basicamente, tudo que acontece nos algoritmos/programas/aplicações é resultado de alguma forma de manipulação de dados  e esses dados são guardados na memória, seja ela principal ou não. Para fazer acesso a esses dados são utilizados as variáveis. Portanto, as variáveis representam os dados que estão armazenados na memória. Para facilitar, as variáveis podem possuir tipos. Os tipos servem para representar o conjunto de dados que a mesma pode armazenar.

Java é uma linguagem que utiliza variáveis estaticamente e fortemente tipadas. Variável estaticamente tipada é quando uma linguagem de programação exige que o tipo da variável seja explicitada antes que o código fonte seja compilado. Variável fortemente tipada é quando a linguagem de programação exige que os valores atribuídos as variáveis sejam do mesmo tipo que foi declarado para a variável.

Variáveis PrimitivasEm uma linguagem de programação orientada a objeto pura, tudo é objeto. Essa afirmação inclui, obviamente, as variáveis. Apesar de ser uma linguagem de programação orientada a objeto, o Java faz uso de tipos primitivos. Ao declarar int i = 3, a variável i está recebendo uma cópia do valor 3 e não uma referência a um objeto. Abaixo uma tabela relacionando os tipos primitivos.

Tabela Tipos Primitivos JavaAo trabalhar com valores e variáveis pode ser feito o uso de operadores. Temos os operadores aritméticos +, -, * e % que correspondem respectivamente a mais, menos, vezes e modulo. O operador modular corresponde ao resto de uma divisão. Por exemplo.: i = 8 % 3. A variável i vai receber o valor 2, pois o resto da divisão de 8 por 3 é 2. Também temos, os operadores de atribuição =, -=, *=, /= e %=. O operador =(igual) atribui a variável que está a esquerda do operador o resultado de tudo que estiver a direita. Os operadores -=, *=, /=, %= resulta no valor a direita mais o operador anterior ao sinal de =(igual) como valor inicial da variável. Observe o exemplo abaixo:

  • int i = 10; // inicializando a variável i com o valor 10
  • int -= 2; // i resulta em 8, pois i inicialmente vale 10 então i = i – 8, ou seja, i = 10 -8

Para finalizar, a atribuição de um valor de tipo diferente à variável que o recebe pode provocar erro. Para que isso não ocorra deve ser feito o uso de Casting. Por exemplo, ao tentar atribuir um valor real a uma variável do tipo inteiro o mesmo não deve ser feito de forma direta e sim utilizar o Casting. Exemplo: int i = (int) 8.12. No exemplo i irá valer 8 desconsiderando a parte fracionária. Isso se dá ao fato que a linguagem de programação Java é fortemente tipada. Para avisar ao compilador, para que o mesmo resolva o problema, é explicitado que o valor que está sendo atribuído deve ser moldado.

Logo abaixo a vídeo aula e a apresentação.

[slideshare id=59165707&doc=poo3-160306210016]

Uma resposta para “POO – Um pouco mais sobre variáveis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *